quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ferramentas e materiais

Boas,
desta feita venho falar um pouco sobre as ferramentas e materiais que se usam para a pintura de uma casa, esta pequena lista é apenas demonstrativa dos diversos materiais e ferramentas pois existe muitos mais  tudo depende de ser material para bricolage esporádicas ou ferramentas para profissionais.
 vamos começar com o material avulso:
Lixas- podem ter diversos tipos de granulosidades e espessuras,a escolha da lixa deve ter em conta o que vai ser reparado ou lixado e adequar o grão indicado ao trabalho tenha sempre em conta que quanto menor for o numero associado a lixa mais grosseiro será o trabalho por exemplo uma lixa de 120 tipo universal faz um melhor trabalho numa parede de estuque nova do que uma lixa de 80 do mesmo  tipo (universal), existe também diversos tipos de lixa desde a universal passando pela de marceneiro, carpinteiro metal e lixas de agua sendo esta ultima sempre de um grão mais fino (320 ou 400) são praticas para lixar até a perfeição pois não deixa a chamada marca de lixa e devido a estar sempre com agua elimina imediatamente o pó o que torna mais simples a aplicação de verniz ou esmalte.

Rolo de cartão- este é um item um pouco controverso pois há quem defenda o plástico ou o jornal mas mais uma vez este é a minha opinião não descartando tanto o plástico como o jornal ou aquele invólucros que protege os moveis ou mesmo os rolos de papel com cola nas extremidades.
Este  é um item que é sempre preciso pois o chão tem de ser sempre e vou reforçar sempre  pois há alguns pintores que dizem que no fim limpa se tudo e para poupar uns trocos nem os jornais grátis poem a proteger as janelas quanto mais o chão mas estou me a desviar voltando a protecção do chão e fundamental eu opto sempre por este produto pois e rápido de aplicar e absorvente o suficiente para todo o tipo de líquidos.
Há de todo os tipos de protecção e mesmo os rolos de cartão canelado tem varias espessuras é o ideal para uma pintura rápida e sem ter de recorrer a esfregona no fim do trabalho.


Rolo de fita - existe de vários tamanhos espessuras e cores tudo depende o que se pode e vai fazer com ela.
Para fazer uma melhor protecção deve optar por uma fita de maior espessura já no caso de querer fazer um isolamento em que encontra varias curvas uma fita mais estreita e a indicada,
existe fitas para interior e para exterior assim como fita com mais poder de colagem que outras tudo depende do que se vai fazer com a fita na questão das diversas cores das fitas pode pensar que não tem impacto mas tem costuma se ver em lojas da especialidade fitas de cor amarela, verde ou azul estas fitas tem uma melhor resistência e quando a vai tirar de uma superfície  não traz material atrás por exemplo:
numa sala de duas cores em que a divisão das cores é feita com uma fita ou na questão das riscas uma destas fitas não trás a tinta em que foi colada atrás já as fitas denominadas normais tem esse handicap, nao digo que todas as marcas tem esse problema mas a maior parte delas sim.
PS. evitem fitas dos chineses essas são mesmos más e o trabalho nunca fica bem feito nada contra os chineses mas matérias de lojas com preços de fitas tipo 75 cêntimos não esperem um bom rendimento.


Espátulas e facas para aplicar massas-  preparar paredes ou painéis e aplicar massa(por exemplo tapar fissuras), supõe o recurso a espátulas e facas especiais para o efeito,neste domínio existe uma vasta panóplia de marcas modelos e preços.
Para  os pequenos buracos e irregularidades pode utilizar uma faca ou espátula pequena ou media tanto no caso de madeiras ou paredes.
Pelo contrario para grandes reparações será necessário ter uma espátula maior de preferência mais larga e flexível opte sempre em ambos os casos por ferramentas em inox pois a durabilidade é notoriamente maior.
Trinchas e pincéis- ora ai esta um assunto que dá pano para mangas e neste caso não vai ser diferente vou enumerar os vários tipos de trinchas e pincéis pois cada trincha ou pincel tem o seu lugar e função, mas em alguns casos a mesma trincha dá para vários tipos de trabalhos tudo depende do que e como então para  elucidar alguns colegas ora aqui vai .




Trinchas normais ou universais- o equipamento de base deverá incluir trinchas deste tipo são as indicadas para diversos materiais e superfícies como estuque, gesso cartonado,metal e madeira,assim como as trinchas os pincéis também podem ter esta designação, regra geral estes materiais tem vários tamanhos e vão desde o mais pequeno como na imagem a maior tudo depende da área a ser pintada e a mão do artista.



Broxas- as trinchas rectangulares também conhecidas como broxas são utilizadas para pintar grandes superfícies com  tinta a base de agua, são muito eficientes em paredes irregulares  pois é mais difícil de pintar com o rolo.
estas trinchas tem muitos adeptos na área da decoração texturada pois deixam um acabamento irregular muito apreciado por algumas pessoas.
estas broxas também são muito utilizadas na aplicação de velaturas e bases para areias decorativas.

Trinchas de alisar- as trinchas de alisar destinam-se a certas técnicas que utilizam velaturas sobretudo a técnica do alisamento,mas são também utilizadas não técnica de imitação de madeira.
A sua principal característica são os pelos longos e regulares que permitem trabalhar quase na horizontal em relação a superfície a pintar.



Rolos o mesmo se pode escrever dos rolos há um rolo para cada parede ou técnica eis alguns deles.

Rolo de pelo longo ou médio- são utilizados sobretudo para aplicar tinta de parede sobre superfícies irregulares como por exemplo:
paredes de tijolo, paredes cimentadas ou estucadas.
Os pelos mais longos (até mm) permitem que a tinta penetre até ao fundo dos buracos ou fissuras ou outras irregularidades das paredes,estes rolos também são muito utilizados na aplicação de tintas texturizadas como vulgo tinta de areia são os rolos ideais para o chamado enchimento.



Rolo de pelo médio e curto- também conhecidos como rolos anti-gota estes rolos tem o pelo médio (10 mm), e pelo curto (5 mm), são utilizados para aplicar tintas em superfícies lisas como tectos e paredes de estuque ou pladur.
O comprimento dos pelos vai determinar a quantidade de tinta deixada sobre a superfície.
quanto mais curtos os pelos menos tinta deixaram mas o acabamento será no entanto mais liso.





Rolo de veludo\pelo de rato- estes rolos são sobretudo utilizados para aplicar tinta lacada principalmente esmaltes sobre superfícies de grandes dimensões.




Rolo de espuma\esponja- como não deixam embeber muita tinta os rolo de espuma utilizam-se principalmente sobre madeira e metal isto é ,superfícies lisas e planas.
É por esta razão que numa primeira fase,a tinta é normalmente aplica primeiro com uma trincha e só depois é esticada com o rolo de espuma.
Já no caso dos rolos de esponja são muito utilizados como aplicadores de efeitos em tintas texturizadas como tinta de areia, sendo que estes rolos apenas são utilizados depois da tinta ter sido aplicada na superfície e depois é "passado" com  este rolo para dar ênfase ao efeito conhecido como lágrima.


Rolos de efeito especiais- A par dos rolos comuns poderá encontrar à venda toda uma panóplia de rolos destinados a obter efeitos especiais.
os mais frequentes são uma combinação de espuma,esponja e camurça.
A presença de diferentes materiais e assim de diversos graus de absorção vai dar origem a uma maior ou menor concentração de tinta em determinadas zonas, proporcionando assim uma textura especial na superfície que será pintada.





por hoje é tudo .Pode encontrar todos estes artigo e mais em:

http://adf.ly/vhw4G


Roberto Ribeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário