sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Velaturas

Boas,
hoje o assunto é veladuras ou velaturas ou mesmo tintas aguadas,independente do nome a técnica e muito simples então vamos tratar do assunto de explicar o que é e como se faz.


A veladura é uma técnica de decoração que tem como objectivo criar um efeito não uniforme na parede, similar ao esponjado ou drapeado, sendo por ventura ideal para decorações do tipo rústico.
   esta técnica pode se usar tanto em paredes como moveis.
Visto esta ser uma técnica muito simples e com um efeito facilmente conseguido torna se uma das mais apreciadas técnicas tanto pelos profissionais como quem apenas é curioso e aprecia o bricolage e o DIY.
   De uma maneira generalista quando se fala de pintura decorativa fala-se muito de velaturas, esta tinta distingue-se claramente das habituais tintas brilhantes ou de parede devido as suas características mais ou menos acentuadas.
Apresentam um tempo aberto (tempo de trabalho) mais longo do que as tintas habituais.
  No fundo as velaturas são tintas transparentes ou translucidas pelo que se tornam menos opacas do que as chamadas tintas normais.
  O grau de transparência determina,em grande parte o efeito decorativo final.
 a aplicação de velaturas pode ser variada dependendo do efeito desejado,e hoje em dias grande parte das superfícies já vendem  este tipo de "tinta" pronta a usar,no entanto existe forma de a fazer em casa que será assunto para um futuro post.
  Vou deixar aqui alguns vídeos explicativos de como aplicar estas técnicas no entanto se não se sentir a vontade para se atirar logo de cabeça vá tentando em pequenos espaços ou em tiras de platex (tipo de madeira usado nas costas de moveis), e quando se sentir a vontade faça logo uma parede boas pinturas.



e por hoje é tudo


http://adf.ly/vhw4G

http://adf.ly/vL2wW

http://adf.ly/wYFlE

Roberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário