quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Craquele

Boas,
desta feita venho vos apresentar mais uma arte decorativa muito conhecida em outros materiais como caixinhas,quadros, louça,etc..., mas este efeito também pode ser aplicado em paredes, trata-se então do efeito craquele.
Para quem não conhece  este efeito dá a impressão que todo o material seja ele uma caixa ou uma porta esta a rachar por todos os lados.
  Esta técnica é também utilizada para envelhecer uma peça e é muito usada na arte decorativa artesã.
  Na realidade o efeito craquele surgiu como um defeito de pintura,as tintas após secarem acabavam se rompendo em vários sítios principalmente em telas onde se usava alguns tipos de tintas não compatíveis.
  Alguém começou a achar bonito o efeito produzido e começou a aplicar esta técnica em vários tipos de materiais.
É um dos efeitos mais difíceis de conseguir basta um pequeno erro e tem de voltar ao inicio sem contar com o gasto de materiais que se torna obsoleto, no entanto já existem diversas marcas no mercado que "prometem" este efeito a baixo esforço, este efeito torna qualquer espaço mais rústico\antigo mas também tem uma modernidade abrangente.
esta técnica pode ser aplicada nos mais diversos materiais como por exemplo:
vidro,papel,cerâmica,madeira e claro paredes tanto de estuque como pladur desde que esteja devidamente lisa.

Aqui fica uma das técnicas de craquele para peças em madeira ( a técnica para paredes e outros materiais é diferente) este video mostra a forma mais fácil de fazer este efeito.



E por hoje é tudo experimentem esta e as outras técnicas e alguma duvida estou cá para ajudar.

Roberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário