segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cores

Boas,
desta feita venho falar sobre cores, sim sobre cores pois mesmo que se pinte uma casa de branco não deixa de ser uma cor, e venho também falar sobre os vários aspectos que as cores podem ter desde a simples decoração do espaço ao feng-shui.
  O meu objectivo não é fazer uma exposição detalhada sobre a cor, no entanto acho muito importante o conhecimento das cores mesmo que seja um conhecimento básico pois se queremos misturar tonalidades para obter novas tintas e nuances e necessário algum conhecimento sobre esta matéria.
  A classificação das diferentes cores(primarias,secundarias,etc.) é, muitas vezes, representada com a ajuda de círculos  cromáticos.
  A paleta cromática é constituída por 3 cores base,as chamadas cores primarias, que podem dar origem a todas as tonalidades possíveis e imagináveis.

Cores primarias- As cores primarias são o vermelho ou magenta,o amarelo e o azul ou cian.
Estas são as cores que proporcionam todas as cores da paleta cromática,podendo ser misturadas entre elas para obter outras cores as chamadas cores secundarias.







Cores secundarias- é o resultado da misturas de duas cores primarias (no mesmo volume ou seja a mesma quantidade de pigmentos ), a partir da mistura das cores primarias pode se obter  diversos resultados por exemplo:
vermelho+amarelo= laranja
amarelo+azul=verde
azul+vermelho=violeta.
A sua mistura com as cores primarias dá-se a criação de cores terciárias.




Cores terciárias- As cores terciárias são obtidas através da mistura das cores primarias com as cores secundarias.
  Neste caso, passamos a ter,sobretudo tonalidades e não propriamente cores, por exemplo podemos obter a cor carmim ou vermelho quente se juntarmos laranja ao vermelho.





Cores complementares- As cores que se encontram em oposição no circulo cromático são designadas de cores complementares.
  É muito importante ter em contas as seguintes regras quando a utilização destas cores para que seja permitido misturar as cores de forma adequada:
é sempre possível tornar uma cor mais clara adicionando-lhe branco; para escurecer uma cor,deve juntar-se a sua complementar NÃO utilizar o preto, pois poderá anular a cor original,tornando-a demasiado escura a não ser que seja esse o resultado desejado.
A mistura de cores complementares resulta num tom acinzentado ou próximo do negro.





O calor das cores- A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias. Quando se divide um disco cromático ao meio com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta, percebe-se que os vermelhos e laranjas do lado esquerdo, são cores quentes, vibrantes. Pôr outro lado, os azuis e verdes do lados direito são cores frias, que transmitem sensações de tranquilidade. 








Cores neutras- As cores neutras podem ir do cinza ao castanho, o que não  impede que outras cores como verdes,amarelos ou azuis possam ser neutros apenas depende do tom que essas cores acarretam.
as cores neutras tem por norma a ser mais opacas que as cores mais (vivas) o que as torna menos receptivas a luminosidade.

A influencia das cores na nossa vida é desde há muito discutida mas como sempre não vou discutir o assunto ate porque acredito que as cores estao bastante envolvidas com o estado de espírito de cada um.
  em baixo deixo algumas ideias que as cores tem significado na nossa vida diária.


Sensações visuais + significado:

Branco – pureza
Preto – negativo
Cinza – tristeza
Vermelho – calor, dinamismo
Rosa – graça, ternura
Azul – pureza, fé

Sensações Acromáticas

Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, baptismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza.

Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado com outras cores. 

Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice, passado, seriedade. Posição intermediária entre luz e sombra.

Sensações Cromáticas

Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher, conquista, coragem, furor, vigor, glória, ira, emoção, paixão, emoção, acção, agressividade, perigo, dinamismo, baixeza, energia, revolta, calor, violência. 

Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, tentação, senso de humor. Flamejar do fogo. 

Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia. 

Verde: humidade, fresco, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões. 

Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afecto, amizade, amor, viagem, verdade, advertência. 

Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma. 

Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor. 

Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima. 

Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo, afectividade, miséria, calma, violência, agressão, poder sonífero. 

Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição, operacionalidade, desejo, excitabilidade, dominação. 

E por fim o feng-shui :
O PODER DAS CORES

Afinal, qual é a melhor cor para um ambiente em nossa casa ou local de trabalho?
Que cor nós não devemos possuir em excesso numa decoração? Qual ajudaria nos estudos e no trabalho? Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento? Qual a melhor cor para fachada de nossa casa afinal?

Para começar a responder estas e outras dúvidas, segue um roteiro bem simplificado, com o efeito das cores nos ambientes na ótica do Feng Shui e da decoração.

BRANCO:

Feng Shui: É considerada uma cor neutra e muito usada. Pode ser aplicada em qualquer ambiente. No Feng Shui, está ligada ao elemento Metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois representa infinito, deixando em uma pessoa, que passa muito tempo neste ambiente, uma sensação de infinito, frieza, hostilidade e vazio. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

Decoração: A cor branca traz, para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranquilidade e serenidade. Para outras, a sensação é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca trazem uma sensação de mais claridade.

PRETO:

Feng Shui: Pode ser uma cor opressiva e depressiva. Está ligada ao elemento água no Feng Shui, e, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. Pode lembrar luto, perdas e tristezas. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Decoração: Muita atenção e cuidado com o uso desta cor. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmente para termos um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto para a dar sensação de rebaixo.

VERDE:

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente, verde (madeira) alimenta o vermelho (fogo). Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.

Decoração: É uma cor muito usada e sempre traz alegria e vida. No piso e detalhes, lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

LILÁS/VIOLETA:

Feng Shui: Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso é em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.

LARANJA:

Feng Shui: Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.

Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, às brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

VERMELHO:

Feng Shui: No Feng Shui, é uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.

Decoração: Todo cuidado é pouco na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando aparece em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico. Em demasia, pode ser vulgar.

AZUL:

Feng Shui: É uma cor que tem um efeito calmante e tranquilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, deve ser usado. Está associada ao elemento água no Feng Shui.
Decoração: Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono. Mais escuro transmite autoridade e poder.

AMARELO:

Feng Shui: Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

Decoração: Nos ambientes, é muito usado para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.



E por hoje é tudo tenho um agradecimento especial à formadora Isabel Baldinho do IEFP de Setúbal pois esta foi uma das matérias que deu quando lá estive em formação.


Roberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário