terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Recita massas decorativas

Boas,
hoje o assunto é como fazer a sua massa decorativa caseira e evitar ter de comprar uma já feita que é mais dispendiosa, mas atenção que em materiais  de acabamentos estas massas são mais rústicas e não conferem um acabamento tão estilizado e mais um acabamento grosseiro.


Para esta primeira "receita" será descrita como base e serve para entre outros acabamentos imitar o estuque veneziano , travertino,tadelakt,entre outros.
BASE- 3 partes de massa acrílica a base de látex, 1,3 partes de gesso para estuque misturado com agua, 3 partes de cola branca tipo cola de carpinteiro, corante à escolha- esta é a base da massa.

Com pó de mármore-1 parte de massa tipo mega fino a base de látex, 3 partes de pó de mármore, 1 parte de cola branca, corante à escolha- (atenção nesta massa a massa de base tem de ser aplicada antes para acamar esta massa de pó de mármore e dar textura à parede).

Cera- para o acabamento brilhante use cera de abelha derretida em banho Maria (atenção a cera ao derreter torna-se inflamável todo o cuidado é pouco), se quiser dar cor a cera adicione pouco corante em estado liquido a cera, ao aplicar a cera deve ser rápido  pois a cera de abelha solidifica com alguma rapidez aplique a cera com uma palustra de metal e quando solidificar passe o lustre com a palustra devidamente limpa e seca.


Tinta texturada, esta é a forma mais barata de criar uma tinta texturada para interiores onde pode criar efeitos como, bambu,espatulado,gota e usar rolos de relevo para carapas.
As proporções são iguais entre materiais: misturar tinta a base de látex ou acrílica com massa de juntas tipo a que é usada para o gesso cartonado vulgo pladur (atenção ao escolher a massa a adicionar a tinta tenha em atenção o tempo de secagem da própria massa e escolha uma que tenha maior tempo de secagem pois poderá ter mais tempo para trabalhar antes da tinta texturada secar).

E por hoje é tudo espero que gostem e comentem ou perguntem se souber responder estou a disposição.


Roberto Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário