hoje venho vos falar sobre pigmentos e corantes e sobre os efeito que se podem conseguir com a adição de estes aditivos à tinta.
Se me perguntarem se existe diferença entre estes dois domínios então sim, existem e são muito dispares e passo a explicar:
Corantes- estes aditivos são como o nome indica para dar cor e podem ser orgânicos e inorgânicos ,já a sua solubilidade pode ser rápida e de fácil dissipação pois são solúveis em todos os materiais que são utilizados como por exemplo: tintas,agua,alimentos e muito mais.
Existe no mercado das tintas um sem fim de corantes e para inúmeros fins mas, são muito diferentes dependendo do solvente ou seja um corante solúvel em agua não serve para uma coloração de tinta que seja de base sintética e vise versa.
Se o pretendido quando se quer mudar uma cor de tinta(como o branco), utilizando um corante deste tipo deve de se ter atenção ao rácio de tinta vs corante pois se não chegar a tinta que fizer para pintar ou que seja voltar a chegar ao mesmo tom pode ser difícil pois sem uma medida certa (como as maquinas de mix-color pode sem impossível voltar a ter o mesmo tom de cor e a parede ou o que seja ficar com por exemplo dois tons de azul"se for essa a cor usada" com uma diferença mínima.
Pigmentos- Pigmentos são feitos de uma matéria específica que é insolúvel em seu meio e portanto deve ser finamente dispersa em um agente espessaste. Através de suas propriedades visuais eles são usados como substâncias cromo-fotográficas, por exemplo em tintas, tintas de impressão ou jacto de tinta ou, graças à técnica especial e propriedades químicas, como agentes anticorrosivo.
Já estes tipos de "colorantes" denominados de pigmentos tem uma propriedade a mais que os simples corantes normais pois alem de poderem ser aplicados a tintas especificas também tem propriedades especificas como:
Fotos-fosforescente ou brilha no escuro este pigmento quando adicionado à tinta ou verniz nas proporções certas pode ter este efeito de brilhar no escuro depois de ter recebido uma recarga de luz tanto natural como artificial.
Ghost pigment-
ou pigmento fantasma, este pigmento é adicionado ao verniz e pode ter as cores que quiser e com os nomes mais estranhos mas depois de aplicado este pigmento cria realces de cor que se estivermos a olhar directamente para ele não notamos.
É muito utilizado na industria automóvel e em motas e bicicletas,(não é muito conhecido em portugal mas existe muito em carros de pintura chamada metalizada).
Thermocromatic pigment- o pigmento mais estranho que alguma vez vi (a escolha da imagem foi propositada), este pigmento tem a particularidade de ter dois tipos , frio e quente e dependendo do tipo que se usa ou os dois ao mesmo tempo pode se ter este efeito como na imagem mais a baixo vou deixar um video a demonstrar isso mesmo.
E aqui ficam alguns vídeos a demonstrar estes pigmentos:
foto-fosforescente-
Ghost pigment-
Thermocromatic pigment-
Roberto Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário