terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tecnicas de pintura III

Boas,
hoje venho falar de mais umas técnicas de pintura de fácil maneio ora então vamos começar:

Ardósia- esta técnica que não é propriamente uma técnica mas sim uma tinta especializada com o efeito de ardósia e muito útil no caso de ter crianças em casa (como o caso da imagem),
ou só porque gosta do efeito .
No entanto não existe actualmente no mercado apenas a cor escura tipo negro que se recorda quando se fala deste materiais , existe sim toda uma panóplia de cores á qual se pode obter este efeito aliado a cor que se quer decorar o espaço.
DICA- esta tinta misturada com tinta de efeito magnético possibilita um bom note-pad na cozinha e retira magnéticos ao frigorífico.

Smooshing- ou pintura com recurso a plástico, este efeito de fácil manuseamento é não verdade uma variedade de um outro efeito mas com um recurso mais barato e igualmente eficaz.
Trata-se de uma pintura normal em que antes da tinta secar(aconselho o uso de um retardador de secagem para quem não tem muita experiência),cobrir toda a superfície da parede com um vulgar plástico tipo os que se usa para cobrir os moveis quando se vai pintar ou mesmo sacos do lixo depende de como se quer o efeito.
DICA- para um efeito mais raiado utilize um plástico mais fino , já para um efeito mais disparo use um plástico mais grosso.

Glitter- esta e uma mistura entre técnica e tinta ou seja uma simbiose.
 Ora há varias formas de aplicar este tipo de material mas o efeito e sempre brilhantes por todas as áreas aplicadas.
Este efeito atinge novos patamares quando o acabamento (glitter), é aplicado em um tom diferente da base pois o seu poder de espanto altera se por completo por exemplo:
numa parede preta aplicar glitter preto é bonito mas se aplicar o glitter prata ou ouro ou mesmo para as meninas rosa choque ou fuchsia, o efeito e totalmente diferente e a parede ganha vida.


Grafiato- este efeito e muito conhecido para um publico vasto mas desconhecido para outro, ora este efeito tem características de aplicação de massa ao contrario de ser uma simples pintura envolve um trabalho mais braçal digamos assim mas confere um acabamento requintado e vivaz ao espaço a que é aplicado.
De fácil aplicação esta técnica envolve alguma destreza o que se aconselha a fazer pequenos espaços de cada vez(entre 1 a 2 metros quadrados ), a medida que se vai aplicando vai-se deixando o efeito acabado mas em outro post falarei apenas sobre este efeito e técnica mais pormenorizadamente.

Como sempre vou deixar aqui alguns video a explicar como fazer estes efeitos.







http://adf.ly/vL2wW

http://adf.ly/wecEH

http://adf.ly/vL3XF

http://adf.ly/vhw4G


E por hoje é tudo e boas pinturas e melhores decorações.

Roberto Ribeiro

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cromoterapia

Boas,
hoje venho falar sobre a cromoterapia e o efeito que esta tem nas nossas vidas.

Cromoterapia- para quem desconhece a cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egipto antigo, Índia,Grécia e China — com o objectivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócratessaúde e doença dependem da harmonia entre meio ambientecorpo e mente.
Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris fazendo com que um feixe de luz do sol passasse por um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.
Fonte: Wikipédia

Esta terapia alternativa tem muitos críticos na comunidade científica, que afirmam que no caso da cromoterapia, o efeito placebo é um factor muito importante na cura de alguns pacientes.
A cromoterapia é muitas vezes ligada com algumas práticas esotéricas, como o Feng Shui, os cristais e a astrologia. Em muitos casos, as sete cores usadas na cromoterapia estão directamente ligadas aos chakras, que são considerados campos de energia que têm influência nas nossas emoções e corpos.
O significado de algumas cores é o seguinte:
Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.  Área de actuação: activa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.
Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva. Área de actuação: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as acções relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.
Amarelo: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distracção e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.
Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.
Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Área de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica . Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.
Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.
Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima. Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infeções e inflamações. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.
Fonte: significados.com.br
Tendo em conta estas definições de cromoterapia e se acredita que tem algum efeito em si na altura de pintar a sua casa tenha isto em consideração e boas pinturas.
Por hoje é tudo.

Roberto Ribeiro

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Marmorino

Boas,
hoje venho falar sobre o marmorino ou stucco marmorino, alem de ter um aspecto muito característico e similar com outras artes decorativas este material tem a característica de poder ser aplicado tanto em interiores como exteriores.

Marmorino\stucco marmorino- revestimento decorativo de efeito marmoreano, este produto de alta decoração quando finalizado produz um efeito de opulência,vivacidade e inspiração.
  Muito apreciado nos países mediterrânicos como Itália e Grécia, este revestimento traz algumas dessas características mediterrânicas para o nosso lar, seja pelas cores ou mesmo pelo próprio efeito que esta arte proporciona.
  O Marmorino é a solução perfeita para acabamentos de qualidade de cal apagada para interiores e exteriores. Este revestimento é uma monomassa de cal apagada misturada com pós de mármore, adensantes celulósico, resinas acrílicas e com cores obtidas a partir de terras naturais e óxidos.
  Esta gama tem diversas soluções para que se possa ajustar ás necessidades da superfície a que se destina. A Protecção para manutenção e a hidro-repelência podem ser conseguidas em conjunto com produtos específicos para esse fim.
  Existe muitas parecenças entre este revestimento e o estuque veneziano por exemplo mas as parecenças são plausíveis muito por parte das cores e efeitos finais entre estes 2 materiais a diferença é que o estuque veneziano não é hidrofugante e este é, há partida o estuque veneziano é para interiores já o marmorino pode ser aplicado em interiores e exteriores e por fim o marmorino tem na sua composição uma mistura de pó de mármore e o estuque veneziano não o tem mas pode ser aplicado posteriormente a massa antes de aplicar na parede.
 como sempre vou deixar alguns vídeos deste material e as suas formas de aplicar.




http://adf.ly/vhw4G

http://adf.ly/vL2wW

http://adf.ly/wgEIL

E por hoje é tudo boas pinturas e melhores decorações.

Roberto Ribeiro

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

técnicas de pintura II

Boas,
hoje venho continuar a falar sobre técnicas de pintura com recurso a tinta denominada normal, ou seja a mais conhecida tinta plástica ou de agua como e vulgarmente conhecida.
estas técnicas são de fácil manuseamento e qualquer pessoa pode fazer apenas não obtém um resultado como um profissional conseguirá, e as técnicas são:
Ombré- esta técnica também conhecida como degrade,regra geral nesta técnica tem havido a tendência para a parte escura do efeito ser aplicada em baixo e vir clareando a medida que se vai "subindo" a parede.
   Durante o ano passado, o ombré tornou-se uma tendência massiva na indústria da moda. Para quem  não pode reconhecer o nome, o ombré é um penteado que tem uma gradação deliberada de cor a partir da raiz até o fim.
  Esta técnica de pintura pode numa finalidade mais decorativa acrescentar cores mais ricas sem tornar o espaço muito carregado mas sim mais consensual a sua decoração.



Chevron- também conhecido como zig-zag esta técnica confere um novo ar a sua decoração,para fugir as tradicionais listas horizontais e verticais.
  O Chevron veio da estampa de uma marca francesa e significa espinha de peixe, e se pensarmos bem e nos lembrarmos das pulseiras que no verão passado andavam na moda dos elásticos havia uma das formas de criar essas pulseiras que se chamava exactamente espinha de peixe, nome esse também inspirado nesta técnica de pintura.
  Este motivo pode também ser encontrado em tecidos e papel de parede.


Listras- e como não podia faltar as famosas listras, é talvez o efeito de pintura mais conhecido do planeta ,toda gente já pintou a casa com listras tanto na vertical como na horizontal, mais grossas ou mais finas é a técnica mais fácil e preferida de muita gente.
  As listras dão a um ambiente a alegria e modernidade, mas também no excesso de cores pode tornar um ambiente mais infantil dai ser mais utilizado em quartos de crianças e com cores bem fortes em crianças mais crescidas ou com cores mais pasteis e neutras para crianças pequenas.
  Seja qual for o efeito desejado as listras vieram para ficar.


Stencil- o stencil e uma forma de decorar usando um molde pré cortado com um desenho e preenchido com tinta.
  Trazer a técnica do stencil para a decoração de interiores é uma febre nos sites de decoração pois as padronagens são incríveis e as possibilidades infinitas. Os moldes vem com desenhos variados e podem ser aplicados nas paredes e nos pisos.
  Também existe a possibilidade de fazer os seus próprios stencils mas isso ensinarei noutro post.
Como sempre vou deixar alguns vídeos com as técnicas acima faladas e assim poderiam escolher ou ver como são aplicadas, mas vou dar a recomendação do costume se não se sentir a vontade com as técnicas e decidir que quer algo assim numa parede lá de casa contrate um profissional,se acha que pode tentar e gosta de criar então força atreva-se pinte e repinte .





http://adf.ly/vL2wW
http://adf.ly/wecEH
http://adf.ly/vhw4G

E por hoje é tudo boas pinturas.

Roberto Ribeiro